domingo, novembro 26, 2017

STANLEY KRAMER: Adivinhe quem vem para jantar

Este é o primeiro de uma série de posts focalizando os três filmes de Stanley Kramer que venceram Oscar de Melhor Roteiro.

Imagem relacionada

Poucos filmes têm uma estrutura tão simples e ao mesmo tempo tão funcional quanto Adivinhe quem vem para jantar (1967).

Stanley Kramer, o diretor mais discreto da face da Terra, e, ao mesmo tempo, econômico e eficaz, parte do primoroso roteiro de William Rose, coautor de Deu a louca no mundo, reúne um elenco fantástico e realiza um filme fundamental. Nenhum cinéfilo morrerá feliz se não tiver assistido a este filme pelo menos umas três vezes, na companhia de pessoas amadas.

Discreto, por quê? Ora, o filme é na verdade um teatro filmado. Com exceção das tomadas no aeroporto e aquela impagável sequência da sorveteria, não há externas. O cenário é basicamente o estúdio que imita a casa da família Drayton, e a câmera de Kramer faz movimentos simples, mas eficientes, aproveitando ao máximo o talento dos atores.



Econômico, por quê? A impressão que temos é que cada palavra neste roteiro foi escolhida a dedo, mas isso é sinal de rigorosa poda, de que o supérfluo ficou de fora e sobrou apenas a essência. Os créditos de abertura já colocam o espectador a par da situação. Isso é economia de tempo e de palavras.





Eficaz, por quê? Adivinhe quem vem para jantar é o protótipo da comédia dramática funcional, com temática provocante e ousada. Você assiste ao filme e consegue entender o comportamento humano, demasiadamente humano, de cada um dos personagens. Em termos de equilíbrio de leveza e conteúdo, é o paradigma da eficácia.

Além do Oscar de Melhor Roteiro Original, o filme permitiu a Katharine Hepburn, no papel de Christina Drayton, levar o segundo de seus quatro Oscars de Melhor Atriz.
Resultado de imagem para guess whos coming to dinner katharine hepburn

Katharine, a estrela principal, passa praticamente o filme inteiro com lágrimas nos olhos. Sidney Poitier e Spencer Tracy entregam performances soberbas como sempre. Isabel Sanford, como a irreverente e impertinente Tillie, rouba algumas das cenas com sua verve cômica. Cecil Kellaway, que encarna o monsenhor Ryan, foi nominado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. A atriz que faz Mary Prentice, a mãe do dr. John Prentice, também tem um par de cenas importantes, nas quais brilhou o talento de Beah Richards, que inclusive recebeu indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel.

Uma curiosidade: durante a sessão, meu filho de 10 anos comentou que o Spencer Tracy é parecido com o protagonista da animação Up, da Pixar. Fui pesquisar e não é que o menino é mesmo um excelente observador? O diretor Pete Docter fala sobre isso neste artigo sobre a produção de Up.


Em suma, Adivinhe quem vem para jantar é como o sorvete duplo de amoras vermelhas que Matt Drayton degusta enquanto toma uma das decisões mais importantes de sua vida. Um sabor que alimenta e faz trabalhar o cérebro.

Resultado de imagem para guess whos coming to dinner icecream



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!