domingo, janeiro 28, 2018

O touro Ferdinando

The Story of Ferdinand.jpg

The Story of Ferdinand é um livro publicado a primeira vez em 1936, escrito por Munro Leaf com ilustrações de Robert Lawson. É um livro bem simples, com poucas palavras por página e ilustrações discretas em preto e branco.





A história cativou as crianças e o livro se tornou um sucesso, chamando a atenção dos estúdios Disney. Em 1938, chegou às telas o curta-metragem Ferdinando, o touro, que levou nada menos que o Oscar de Melhor Animação em Curta-Metragem.

Poster for Ferdinand the Bull

O curta dirigido por Dick Rickard é bastante fiel ao livro, com uma ou outra diferença. No livro, Ferdinando é um touro malhado. No curta, é um touro preto. E na cena final na arena também há algumas pequenas diferenças. Mas, em geral, é praticamente a mesma e singela história.



Oitenta anos depois, O touro Ferdinando está de volta, agora em formato de longa-metragem. Os roteiristas fizeram um trabalho bastante criativo em aproveitar a essência dos elementos do livro de Leaf e Lawson, e, ao mesmo tempo, criando personagens coadjuvantes, acrescentando situações, enfim, permitindo que o grande potencial do personagem Ferdinando aflorasse e florescesse.

Sim, a escolha do verbo "florescer" não foi por acaso: Ferdinando, o touro criado por Munro Leaf, tem como principal característica gostar de se sentar quietinho e cheirar o perfume das flores.

No canteiro, no telhado, por todos os lados... Ferdinando as detecta, as admira, as fareja. Há flores em tudo o que Ferdinando vê, mas nem tudo são flores na vida do tourinho. O perspicaz bovino percebe o destino que o espera e resolve fugir, e acaba adotado por uma garotinha chamada Nina. E o que mais agrada Nina? É o que faz ela dizer: eu vejo flores em você, Ferdinando.



O touro Ferdinando (2018) prova que não só as flores de plástico não morrem. As flores com aroma verdadeiro eternamente se renovam. Por isso, não é à toa que o filme de 108 minutos dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha concorreu ao Globo de Ouro (perdeu para Viva, a vida é uma festa, da Pixar) e também vai concorrer ao Oscar de Melhor Animação no dia 4 de março. 

À parte a competência técnica da Blue Sky Studios na parte gráfica e no 3-D, os maiores trunfos de O touro Ferdinando são realmente o excelente trabalho de adaptação (que explorou outros aspectos do personagem e criou mil e uma peripécias para o herói taurino) e a tarimbada direção de Saldanha.


Um comentário:

  1. O filme é excelente para ver com toda a família por que o roteiro é fácil de entender e de se divertir. O Touro Ferdinando se encerra com um saldo positivo e vai divertir adultos e crianças. É uma história bonita e necessária quanto a aceitar as diferenças dos outros, já que, às vezes, só queremos ser autênticos como o protagonista: ficar na sombra do carvalho, quietinhos e cheirando as flores. Honestamente, é um dos melhores filmes de animação. O elenco também é sensacional! Bobby Cannavale é um ator ótimo para os filmes familiares. Recém o vi em Jumanji, é muito divertido! É um dos melhores filmes de comédia uma viagem cheia de diversão, emoção e aventura. Esta muito bem adequada para que qualquer membro da família possa ver e ficar encantado com a história. Gostei muito como se desenvolve a história.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo!