terça-feira, janeiro 23, 2018

Assassinato no Expresso do Oriente

Resultado de imagem para assassinato no expresso do oriente kenneth branagh

Beiraria o ridículo uma pessoa que gosta de cinema e de Agatha Christie escrever um post para citar os escancarados defeitos do filme Assassinato no Expresso do Oriente, do diretor Kenneth Branagh. Muita gente supostamente entendida já criticou o ator shakespeariano por ter se autoescalado para encarnar o icônico detetive Hercule Poirot. Com títulos engraçadinhos como "O culpado é Kenneth Branagh", esses textos se concentram no que não funciona no filme. Como sói acontecer na maioria das vezes, 
vou tentar fazer o contraponto.
Resultado de imagem para o assassinato no express odo oriente livro


O filme é um road movie às avessas com cenas pitorescas do trajeto do famoso trem. O roteiro apresenta sucintamente vários personagens que terão relevância na trama e, como o tempo é um fator limitante na produção, espera o trem andar para tudo se ajeitar, na melhor tradução para o ditado brasileiro "Quando a carroça anda é que as melancias se ajeitam".
Nessa garbosa carroça de Kenneth Branagh, porém, é preciso reconhecer, nem todas as melancias se ajeitam, é verdade. Mas temos algumas soluções gráficas interessantes que resultaram em cenas de pura ação vividas pelo detetive cuja arma principal são as células cinzentas.

Resultado de imagem para assassinato no expresso do oriente kenneth branagh

E os percalços do caminho sublimam-se na bem realizada sequência final, a sempre clássica cena que se repete em quase todos os romances policiais de Agatha Christie protagonizados por Poirot. O belga reúne todos os suspeitos e vai desafiando uma a uma das possibilidades até revelar a verdade. 
No frigir dos ovos, Assassinato no Expresso do Oriente é uma iniciativa louvável de colocar a obra de Agatha Christie em foco. Com elenco e figurino de luxo, uma direção obcecada com os detalhes e efeitos especiais de última geração, o filme de Kenneth Branagh insufla uma revigorante lufada de ânimo na imortal obra da Dama do Crime.  

Imagem relacionada

Um comentário:

  1. O único erro do diretor aqui é fazer um uso excessivo da lente grande angular, que acaba distorcendo partes das locações de algumas das cenas. Amei o trabalho de Kenneth Branagh no filme, lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo muita evolução, mostra personagens com maior seguridade e que enchem de emoções ao expectador. Desfrutei muito sua atuação neste filme: Dunkirk, um melhores filmes de ação do 2018 sem dúvida, no filme ele cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção e muito bom elenco.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo!