domingo, novembro 05, 2017

Como sobreviver a Como sobreviver a um ataque zumbi

Resultado de imagem para scouts guide to the zombie apocalypse

Tudo na vida se torna mais fácil quando você olha pelo lado positivo.

É o caso desta comédia despretensiosa que, embora não acrescente nada ao "cânone" zumbi, também não chega a ser uma bomba apocalíptica.

E, dependendo do prisma que você olhe, até tem lá suas qualidades.

Abaixo, o

Guia do Cinéfilo para Sobreviver a

Como sobreviver a um ataque zumbi

(Scouts Guide to the Zombie Apocalypse, 2015):

* Aprenda a detectar as poucas coisas boas no meio de um monte de coisas de gosto discutível.
* Aprenda a se concentrar nas coisas boas e a "sublimar" o que é descartável.
* Aprenda a aproveitar uma experiência cinéfila mediana para pesquisar sobre os realizadores e elenco.
* Aprenda a analisar o currículo das pessoas envolvidas, perceber a (in)coerência por trás do currículo e prever quem é que tem futuro no meio disso tudo.
* Aprenda a não levar as coisas sempre ao pé da letra e a não levar tudo tão a sério. Em suma, aprenda a cultivar o senso de humor.

Imagem relacionada

Obedecendo à risca a cartilha de 5 dicas acima, ao término da sessão de Como sobreviver a um ataque zumbi, você chegará às seguintes conclusões:

1) O diretor e roteirista Christopher Landon, nascido em 1975, vem construindo um currículo bastante coerente em termos de "gênero". Começou como argumentista e roteirista de Paranoia, depois estreou na direção com Burning Palms, um filme que deixa o espectador desconfortável, de acordo com a avaliação da atriz Zoe Saldana. Roteirizou quatro filmes da franquia Atividade Paranormal, dirigindo um deles. Em 2017, realizou Happy Death Day (A morte te dá parabéns, bem recebido por parte da crítica especializada). Ou seja, é inegável que o moço tem "foco", ou seja, tem uma queda pelos gêneros suspense, terror e afins. Talvez falte a ele uma grande oportunidade de pegar todo esse know-how e fazer um filme que o torne um diretor mais respeitado fora deste cinema de nicho.

2) O elenco tem nomes promissores como Patrick Schwarzenegger e realidades como o aspirante a galã Tye Sheridan, que interpreta Ben, o menino bom caráter que é o elo de ligação entre os amigos Carter e Augie. Com um currículo invejável para a idade, não é a toa que foi selecionado para protagonizar o novo filme de Steven Spielberg.

ALERTA PARA SPOILER APOCALÍPTICO:
O ITEM 3 PODE CONTER UM SPOILER APOCALÍPTICO

3) O aspecto mais legal do filme é justamente a (meio enviesada) "homenagem" ao escotismo, e o estudo sobre a amizade dos três garotos. Se o defeito maior do filme é justamente não dar medo algum em relação ao destino dos protagonistas,* a maior qualidade é a crítica ao atual desinteresse por coisas legais como o escotismo. Mas, felizmente para os seguidores de Baden-Powell, existem filmes mais significativos sobre o que é ser escoteiro, vide Moonrise Kingdom, de Wes Anderson. 


Resultado de imagem para scouts guide to the zombie apocalypse

















A expansão do post contém o SPOILER (relativamente) APOCALÍPTICO:





AQUI COMEÇA O SPOILER APOCALÍPTICO

* (é como se eles fossem imunes ao ataque dos zumbis, em nenhum momento o espectador teme pelo destino dos heróis, tamanha é a certeza de que eles vão escapar incólumes daquela situação) 

AQUI TERMINA O SPOILER APOCALÍPTICO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!