segunda-feira, agosto 24, 2009

Vestido de noiva

Conforme Décio de Almeida Prado, Vestido de Noiva é uma peça impregnada não de amor, mas de sexo, e Nelson Rodrigues aborda sem vulgaridade um assunto que alguém poderia considerar "vulgar".
O texto do controvertido dramaturgo, tido como ponto referencial no teatro moderno brasileiro, ganha em 2009 montagem dirigida por Gabriel Villela. A trupe tem viajado Brasil afora, levando a plagas distantes como a nossa província um espetáculo desafiador e, para usar um adjetivo proibido pelo Manual de Estilo do Estadão, "instigante". A explicação do manual é que instigante é um adjetivo clichê. Mas venhamos e convenhamos, sempre que um livro ou filme ou peça não empolga muito mas provoca os sentidos e o intelecto, lá vem o adjetivo à mente. Instigante.
O fato é que ao cabo da peça houve gritos de "Bravo!" e o público aplaudiu de pé. Se bem que eu nunca sei se o público porto-alegrense aplaude de pé por gratidão ou por merecimento.
Analisar o elenco seria pretensão, mas é preciso destacar a presença hipnótica de Luciana Carnieli, que encarna a sensual Madame Clessi, e a interpretação divertida de Marcello Antony, que lembra com seu Pedro um Hamlet pândego. Completam o elenco Vera Zimmermann e Leandra Leal, as irmãs Lúcia e Alaíde, respectivamente. No elenco de apoio, provoca risos na plateia o desconhecido ator que vive a sogra de Alaíde. A peça inicia com o atropelamento de Alaíde e conta de modo nada linear a história da tragicômica competição entre as irmãs pelo amor (sexo?) de Pedro.

Um comentário:

  1. O cinéfilo voltou com tudo, hein?! - além da sétima arte, tem teatro e adaptação de teatro às telas. Q luxo! "Vestido de noiva" e "Tempos de paz" quando (ou se) passarem por aqui, vou tentar conferir. Já "Drag me to hell", não vou nem amarrada! rs Apesar de já ter passado muito dos 18, não tenho a maioridade emocional para suportar os contorcionismos, vozes múltiplas e vômitos (dentre outras porcarias) que surgem na tela. Nunca assisto a filmes desse gênero...eu sei q saio perdendo, mas não se pode ganhar tudo na vida.
    Abração.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo!